Objetivo do blog


"Cada pessoa tem um enorme potencial. Ela ou ele sozinho pode influenciar as vidas de outros entre suas comunidades, nações e entre o alcance e além de seu próprio tempo." Yunus

E com a troca de informações podemos promover uma mudança social, e melhorar o mundo em que vivemos!





"Each person has tremendous potential. She or he alone can influence the lives of others within the communities, nations, within and beyond her or his own time." Yunus


By exchanging information we will join people who have the will to promote social changes, and improve the world we live in!
















Sunday, July 4, 2010

Karine Bidart comenta Ensino bilíngue

Acredito que, quando os pais fazem opções para seus filhos, eles escolhem o que acreditam que irá proporcionar ferramentas para que esses alcancem sucesso e felicidade.

Hoje aceita-se que sucesso não é algo que vem decretado nos genes. Nem felicidade. E por sabermos que essas coisas são conquistadas muito mais pelo treino (dedicação), pelo amor ao que se faz, vendo sentido naquilo (motivação), por saber errar, aprender e tentar de novo, sem desistir (persistência), por aceitar gratificações ao longo prazo através do trabalho árduo, sem ceder às tentações de gratificações momentâneas (autocontrole), por uma pitada de sorte e por certa habilidade social, é que devemos prestar muita atenção nos motivos que nos levam, como pais, a escolher uma ensino bilíngue para nossos filhos.

Crianças certamente aprendem as coisas com mais facilidade e isso deve ser aproveitado pelos pais, que devem oferecer os incentivos corretos desde cedo. Mas crianças são também diferentes entre si e nem sempre um mesmo estímulo terá um resultado igual em crianças diferentes.
Crianças extrovertidas, que gostam do contato social desde pequenas, que desenvolvem a linguagem cedo e que adoram falar talvez tenham na escola bilíngue um estímulo a algo que elas tem facilidade e gostam. Já crianças mais introvertidas, com alguma dificuldade de comunicação oral, talvez mereçam estímulos em áreas como a arte, a música, a expressão corporal e os esportes.

Colocar a criança num ambiente que não seja propício ao desenvolvimento de sua segurança e auto-estima é muito mais grave do que deixá-la aprender inglês na adolescência. Se ela se sentir abaixo do rendimento dos demais, apresentar outras dificuldades de aprendizagem por interferência de uma segunda língua e os pais não entenderem que estão oferecendo o estímulo errado, ela pode apresentar baixo rendimento em tudo o mais na sua vida porque não tem segurança e os pais não souberam identificar suas habilidades corretamente.

Por isso eu acredito que a escolha por um ensino bilíngue deve depender mais do bom senso dos pais do que de uma fórmula mágica para o sucesso. Basta vocês pais se perguntarem o que é mais fácil: um adolescente bem resolvido aprender inglês ou um adolescente que fala inglês com perfeição, mas não tem auto-confiança, tomar a direção certa na sua vida?

Talvez, para algumas crianças, a escola bilíngue seja o estímulo perfeito. Mas para outras, uma aula de música ou de teatro traria maior benefício. Minha sugestão? Comece pensando no motivo da escolha. Se a criança tem um pai Americano, por exemplo, acho que a decisão mais que se justifica, afinal, ela terá que aprender a língua cedo de qualquer maneira. Mas se o seu motivo não for assim tão óbvio, coloque sobre seu filho um olhar mais no que ele é de fato do que no que você quer que ele seja e faça a escolha certa usando o seu bom senso!

No comments: