Objetivo do blog


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"Each person has tremendous potential. She or he alone can influence the lives of others within the communities, nations, within and beyond her or his own time." Yunus


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Friday, June 25, 2010

Dislexia: Distúrbio ou Talento?

Eu defendo e acredito na nova visão da dislexia, de que ela pode ser vista como um talento e não um distúrbio, e que apesar de estudos e pesquisas apresentarem a dislexia como um distúrbio de origem orgânica, a meu ver é uma alteração genética que pode beneficiar o indivíduo caso ele receba os estímulos corretos. É imprescindível buscar esse talento, e oferecer ao disléxico as condições propícias para que ele tenha um bom desenvolvimento intelectual e emocional. Acredito que ao adotar esta nova visão da dislexia, além de proporcionar ao disléxico uma forma mais adequada de aprender, as escolas e o mercado de trabalho ganharão indivíduos talentosos, criativos e que serão capazes de usar todo o seu potencial explorando melhor sua inteligência.

Davis (2001) aceita que a dislexia é uma dificuldade na aquisição e desenvolvimento da leitura, escrita e soletração. Porém, vê a dislexia como um dom, um talento inato, uma habilidade natural. Existem ainda aqueles que podem vir a ser superdotados, com capacidade intelectual singular, criativa, produtiva e de liderança.

Davis (2001) encontrou na história da humanidade diversos gênios e pessoas famosas que foram disléxicos. Entre eles estão Albert Einstein, Walt Disney, Charles Darwin, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Agatha Christie, Cher, John Lennon, Whoopi Goldberg e Tom Cruise. Concordo com Davis de que esses gênios não surgiram apesar da dislexia e sim por causa dela.

Além da compreensão e o apoio da família, o papel da escola é de extrema importância no desenvolvimento do disléxico.

Na escola os professores devem reconhecer, estimular, e incentivar as habilidades e talentos do disléxico. Ao oferecer essas motivações, os professores vão reconstruir a auto-estima da criança e fazer com que ela aprenda e produza usando sua capacidade intelectual.

Para o Psicopedagogo, empregar um plano de trabalho individualizado e comprometido com o sucesso em todos os âmbitos (escolar, emocional e social), pode estimular a inteligência do disléxico, otimizando seus talentos e sua auto-estima.

1 comment:

gdtcjs gigis said...

Oi Vandinha ,
Eu concordo com voce em que podemos aproveitar do dislexico , as suas habilidades , e ajuda los em suas dificuldaes , mas com 20 anos trabalhando com professores , infelizmente eu concluo , que poucos ou quase nenhum professor esta apto nem a diagnosticar , e muito menos a estimular essas criancas , rotular sim a , isso eles adoram !! Infelizmente a realidade dessas criancas e triste e cruel , e o fim a gente imagina , criancas com pouca ou nenhuma auto estima , e aprendizado que e bom , vai ser bem pouco .
Desculpe , mas ando decepcionada com a educacao , minha visao idealista de uma educacao ideal , que eu tinha ha uns dez anos se fueram !!!
beijinhos , adorei seu blog
Lele