This initiative started in Brazil in 2009 to track and develop each child's talents. The goal is to give them the opportunity to create a successful future and a healthy life, by providing the necessary knowledge and resources they need to thrive. Projeto social que promove o desenvolvimento e a capacitação das habilidades-talentos das crianças com a preocupação de conscientizá-las sobre o cuidado com o meio ambiente, com a sociedade, com a natureza e o respeito pela vida.
Objetivo do blog
"Cada pessoa tem um enorme potencial. Ela ou ele sozinho pode influenciar as vidas de outros entre suas comunidades, nações e entre o alcance e além de seu próprio tempo." Yunus
E com a troca de informações podemos promover uma mudança social, e melhorar o mundo em que vivemos!
"Each person has tremendous potential. She or he alone can influence the lives of others within the communities, nations, within and beyond her or his own time." Yunus
By exchanging information we will join people who have the will to promote social changes, and improve the world we live in!
Friday, June 25, 2010
Dislexia: Distúrbio ou Talento?
Davis (2001) aceita que a dislexia é uma dificuldade na aquisição e desenvolvimento da leitura, escrita e soletração. Porém, vê a dislexia como um dom, um talento inato, uma habilidade natural. Existem ainda aqueles que podem vir a ser superdotados, com capacidade intelectual singular, criativa, produtiva e de liderança.
Davis (2001) encontrou na história da humanidade diversos gênios e pessoas famosas que foram disléxicos. Entre eles estão Albert Einstein, Walt Disney, Charles Darwin, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Agatha Christie, Cher, John Lennon, Whoopi Goldberg e Tom Cruise. Concordo com Davis de que esses gênios não surgiram apesar da dislexia e sim por causa dela.
Além da compreensão e o apoio da família, o papel da escola é de extrema importância no desenvolvimento do disléxico.
Na escola os professores devem reconhecer, estimular, e incentivar as habilidades e talentos do disléxico. Ao oferecer essas motivações, os professores vão reconstruir a auto-estima da criança e fazer com que ela aprenda e produza usando sua capacidade intelectual.
Para o Psicopedagogo, empregar um plano de trabalho individualizado e comprometido com o sucesso em todos os âmbitos (escolar, emocional e social), pode estimular a inteligência do disléxico, otimizando seus talentos e sua auto-estima.
1 comment:
Oi Vandinha ,
Eu concordo com voce em que podemos aproveitar do dislexico , as suas habilidades , e ajuda los em suas dificuldaes , mas com 20 anos trabalhando com professores , infelizmente eu concluo , que poucos ou quase nenhum professor esta apto nem a diagnosticar , e muito menos a estimular essas criancas , rotular sim a , isso eles adoram !! Infelizmente a realidade dessas criancas e triste e cruel , e o fim a gente imagina , criancas com pouca ou nenhuma auto estima , e aprendizado que e bom , vai ser bem pouco .
Desculpe , mas ando decepcionada com a educacao , minha visao idealista de uma educacao ideal , que eu tinha ha uns dez anos se fueram !!!
beijinhos , adorei seu blog
Lele
Post a Comment